DGS apresenta relatório na data em que se assinala a efeméride.

Na data em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, dia 14 de novembro, decorre uma sessão comemorativa no decorrer da qual vai ser apresentado o relatório do Programa Nacional para a Diabetes.

A sessão, que vai decorrer no Auditório do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a partir das 10h30, vai ser encerrada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

A Mulher e a Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado em memória da data de aniversário de Frederick Banting, 14 de novembro,  que, juntamente com Charles Best, é responsável pela descoberta da insulina, em 1922.

Instituído pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas, no âmbito de um movimento intitulado «Unidos pela Diabetes», em 2006. A comemoração visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Em 2017, a data tem como tema «A Mulher e a Diabetes», que pretende ser uma chamada de atenção para o seu direito a um futuro saudável.

Ao contrário da diabetes tipo 1, que não pode ser prevenida, a diabetes tipo 2 é, em larga medida, evitável. Ao adotar estilos de vida saudável, tal como uma alimentação saudável e a prática de atividade física, pode prevenir-se cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2.

Para saber mais, consulte:

Programa – PDF – 589 Kb

Voltar