CHUC investe na última geração de equipamentos de tomografia.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) possui, desde fevereiro, o primeiro equipamento de tomografia computorizada instalado no mundo.

Trata-se de uma geração disruptiva de equipamentos de tomografia computorizada, cujo último modelo foi lançado no Congresso da Radiological Society of North America, em dezembro de 2017, explica o centro hospitalar, acrescentando que esta nova geração de equipamentos «está altamente focada na experiência do paciente, através do conceito mobile workflow, que permite aos profissionais de saúde programar todo o exame ao lado do paciente, maximizando, assim, a atenção no seu acompanhamento».

Outra das inovações do equipamento passa pela utilização da tecnologia Recon&GO, que «automatiza toda a rotina de pós-processamento de imagens, aumentando assim a produtividade, disponibilizando de imediato imagens 2D e 3D para o diagnóstico médico».

Está também equipado com tecnologias inovadoras, de que é exemplo o Tin Filter, destinado a reduzir consideravelmente a dose de radiação X, por exemplo, nos exames de tórax, aumentando a segurança dos pacientes e criando melhores condições para a deteção precoce do cancro do pulmão, com doses até dez vezes mais baixas, segundo os primeiros resultados obtidos com este equipamento no CHUC.

De acordo com a unidade hospitalar, o equipamento de tomografia computorizada traz ainda vantagens adicionais em relação às versões anteriores desta plataforma, em particular capacidades acrescidas para o diagnóstico avançado nas áreas cardiovascular e de trauma, com um conjunto de aplicações de software inovadoras.

«Em síntese, o novo equipamento significa mais qualidade, maior segurança e mais humanização nos cuidados de saúde prestados nestas áreas», sublinha o CHUC, que destaca a aposta na inovação no Serviço de Imagem Médica.

Visite:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/

 

Voltar