SNS 24 Centro de Contacto do SNS

Inserido no processo de transformação digital da Saúde, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde arranca sob a responsabilidade da SPMS e assume-se como um novo paradigma comunicacional e diferenciador na relação entre cidadão, profissional de saúde e as entidades do SNS, tornando o SNS mais próximo e sempre presente.

Mais do que uma linha de atendimento, o SNS 24, aposta na criação de novos serviços complementares aos já existentes na antiga linha de saúde 24, desenvolvendo, progressivamente, novas respostas de serviços informativos, administrativas e de telesaude.

O SNS 24 é um centro agregador da informação dispersa no SNS, sendo acessível ao cidadão através de múltiplos canais como internet, smartphone, aplicações móveis e Área do Cidadão do Portal SNS. Vai ser possível, por exemplo, marcar consultas com o médico de família, tratar diversas matérias administrativas, que hoje, obrigam a deslocaçao às unidades de saúde, promovendo a proximidade do profissional de saúde e do utente ao Serviço Nacional de Saúde.

Com áreas de atuação distintas, o SNS 24 integra serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados. integrado no movimento SNS+Proximidade e com objectivo de melhorar o acesso adequado ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa, possibilitando aprofundar a integração de cuidados.

O SNS 24 integra, também, a rede de telesaúde dinamizada pelo Centro Nacional de TeleSaúde da SPMS, que irá articular e implementar iniciativas de telessaude, já hoje em franco desenvolvimento no SNS, com recurso à plataforma de telesaude do SNS e à plataforma de eLearning, promovendo assim, um uso integrado e integrador das diferentes tecnologias nas quais o Ministério da Saúde tem fortemente investido para garantir um melhor acesso à saúde daqueles que estão mais isolados e carenciados, não esquecendo os cidadão mais jovens, através dinâmica da APPs em Saúde, e também os seniores, que ainda não aderiram ao digital.

O funcionamento do SNS 24 é assegurado pela SPMS, substituindo, assim, os serviços de atendimento da Linha Saúde 24, de acordo com o Decreto-Lei n.º 69/2017, de junho 2017.
Dia 24 de Julho marca, assim, o inicio deste novo conceito e objectivo transformador do SNS, numa cerimónia de inauguração, as 11h30, na Avenida de Madrid, número 8A que conta com a presença da tutela e dos parceiros deste novo projecto.

Voltar